sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Como vou emagrecer?



Por Alynne Oliveira

Sem dúvida está é uma das perguntas que paira na cabeça de qualquer pessoa que deseja emagrecer, mas não sabe por onde começar. Há alguns meses, mas precisamente doze, o estudante Caio Fonseca também compartilhava desta pergunta, foi quando decidiu emagrecer depois de refletir sobre a sua saúde, já que além de um adolescente acima do peso, ele já tinha sido uma criança e provavelmente chegaria à fase adulta deste mesmo modo. Hoje após a perda de 15 kg, o jovem conta como conseguiu atingir seu objetivo em apenas seis meses, sem grandes restrições alimentares e ainda manter a forma.

1- Mais Saúde: Uma grandes dificuldades de quem necessita perder peso é encontrar algo que a inspire para encarar o controle alimentar, acordar cedo para se exercitar ou resistir as tentações, uma espécie de meta. No seu caso o que te inspirou?

Caio Fonseca: Olha, não teve algo exato, mas comecei a refletir sobre a minha saúde, eu era um jovem gordo, já havido sido uma criança assim e as chances deu me tornar um adulto obeso eram enormes. Depois teve o próprio contexto da adolescência, é uma fase de muitas cobranças, afirmações e desafios. Se a sociedade impõe sermos magros, sem espinhas e fortes, caso não nos enquadramos nisto a autoestima chega no pé, se muitos adultos não sabem lidar com certos estereótipos imagina um adolescente.

2-Mais Saúde: Basicamente como foi esta sua dieta?

Caio Fonseca: Não foi dieta, penso que dieta é algo que tem um prazo estabelecido. O que tentei fazer foi me reeducar, comecei a diminuir as porções dos alimentos, mas continuei e continuou até hoje comendo de tudo. Depois comecei a fazer “escolhas inteligentes”, optando por alimentos mais saudáveis e tentando equilibrar o que comia, por exemplo se no almoço já tinha comido um pedaço de lasanha, no jantar tentava ingerir algo mais leve.Entretanto tudo sem muita neura.Também me matriculei numa academia e fiz por um tempo boxe.

3- MS: Você falou que não fez dieta, mas o que você acha destas dietas que oferecem resultados rápidos? Você já fez alguma?

CF:Como falei acho que dieta é algo mais emergencial, uma coisa para perder aqueles dois ou três quilos que você resiste em perder. Mas acho que a maioria das pessoas já tentou uma destas dietas doidas de “perca dois quilos em 24 horas”, eu não seria diferente, mas depois de um tempo, e de muitos efeitos sanfona, você percebe que essas coisas só prejudicam sua saúde, enfim acho uma perda de tempo.

4- MS:Nos últimos tempos a questão do bulliyng foi bastante discutida, porém há muitos jovens que sofrem discriminação por está acima do peso. Você sofreu algo assim?

CF: Sim, acho que 99% das pessoas acima do peso já sofreram, vão desde piadinhas até brincadeiras de mau gosto. Na nossa sociedade ainda existem muitos preconceitos, este é um deles. Ninguém enxerga o gordo como uma pessoa que ama, que tem vontades além da comida, mas apenas como amigo, o ouvinte. Outro dia ouvi na novela, um dos personagens dizendo: “Você já viu uma princesa gorda? Já pensou se a Cinderela, Rapunzel fossem gordas? Ninguém ia gostar”. A mesma coisa vale para os príncipes, ninguém está acima do peso porque acha legal, pois na maioria das vezes acarretam problemas de saúde até já li pesquisas que associam obesidade com desequilíbrio emocional.

5-MS: Qual mensagem você deixaria para as pessoas que querem emagrecer assim como você?

CF:Primeiro gostaria de falar que está gordo é uma opção, mas cabe unicamente a você decidir se vai querer mudar isto, não será seus parentes, amigos, ou a sociedade. Tem milhões de pessoas que são felizes estando acima do peso, mas você deve ter em mente a sua saúde, apenas ela é o mais importante. Muitos fazem dietas radicais ou se matam de malhar almejando um “corpo perfeito” simplesmente por estética. Levei muito tempo para descobrir que ele não existe, aliás existe sim e é o seu. Procure se amar, somos todos iguais não crie parâmetros nos quais não pode alcançar, como por exemplo virar do dia para noite um fisiculturista,  isto só irá deixá-lo frustrado. Busque se exercitar, caminhadas ou algum esporte que você goste pode ser uma ótima escolha, no mais perseverança e os três ” F”: Força, Fé e Foco. Boa sorte!





Nenhum comentário:

Postar um comentário