Alimentação


É possível levar uma vida saudável?

Na correria diária muitos brasileiros deixam de ter uma vida saudável e índice de obesidade aumenta

Para milhares de brasileiros possuir hábitos saudáveis é praticamente um dilema, muitas são as justificativas, entre elas é a correria do dia a dia, pouco tempo para as atividades físicas e a frequência de refeições realizadas fora de casa, enquanto isso, uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recentemente constatou o aumento da obesidade no Brasil.

Houve um aumento progressivo da obesidade nos últimos 35 anos, a pesquisa do IBGE foi dividida em faixas etárias, e comprovou um grau de sobrepeso que atinge cerca de 30% das crianças entre 5 a 9 anos, o índice é de 20% entre os pré-adolescentes, 48% nas mulheres e mais de 50% nos homens adultos.

Dietas da moda, que prometem a perda de peso rápido é um risco a saúde

A educadora social, Ana Paula Oliveira de 43 anos afirma que tem dificuldades em conciliar a prática de exercícios com a uma alimentação saudável, “Eu acordo às 5h30 da manhã vou para o trabalhar, termino fazendo minha refeições na rua mesmo e quando chego em casa já passa das 22 horas impossibilitando qualquer atividade física”, conta. A educadora não é minoria, a pesquisa mostrou que a  chamada “epidemia da obesidade”, está relacionada a má alimentação e o sedentarismo.

Para obter hábitos saudáveis deve-se equilibrar quatros elementos: sono, alimentação, exercícios físicos e ingestão de água. Procurando harmonizar estes itens a pessoa poderá perder os pesos extras adquiridos e ganhar qualidade de vida, afirma a nutricionista Amanda Yonaha que alerta ainda para os perigos das dietas da moda “Para quem deseja adotar uma vida saudável, o primeiro passo é procura ajuda profissional, pois apostar em dietas mirabolantes, além do efeito safona, consequência da maioria delas, pode trazer riscos a sua saúde, não acredite em dietas que prometem emagrecer 15 kg em cinco dias, o ideal previsto a para um emagrecimento equilibrada é 10% do seu peso semanalmente.

A dica do educador físico Carlos Vila Nova são as corridas ao ar livre “ Para a pessoa que busca se exercitar, mas não podem gastar, devem investir em corridas, pois seu gasto calórico gira em torno de 300 kcal por uma hora de exercício,em um individio de 65 kg além dos estímulo das paisagens”, outra opção é usar produtos que você tenha em casa, como vassouras ou saco de feijão para a execução dos exercicios. “ O importante é não ficar parado, procurar atividades que você sinta prazer em fazer”, completa.

Existem também muitas pessoas que conseguem levar uma vida equilibrada, é o caso da gerente do curso de idiomas Cultura Inglesa, Tereza Cristina, de 50 anos, ela que a quatro anos mudou sua rotina e passou priorizar alimentos integrais e produtos como chá verde, linhaça, granola entre outros na sua dieta, além de se matricular em uma academia de ginástica, “ Dizer que mudar costumes é fácil eu estaria mentindo, qualquer tipo de mudança exige uma boa dose de força de vontade e tempo, querer atingir resultados rápido, não ajuda, fora que se você não atingi-los ficará frustada”, diz.

O mercado de produtos e serviços que visam a melhoria na qualidade de vida das pessoas estão mais diversificados e para todos os bolsos. Hoje, não existe mais aquela desculpa do “não deu tempo”, muitas academia oferecem a ampliação do horário de funcionamento, além de abrir nos finais de semana. Situação parecida a dos restaurantes e serviços de entrega de comida que estão a cada dia investindo mais em um cardápio light. Portanto, não existe milagres, o que existe é uma organização, pois até para ter uma vida saudável tem que planejar.


Alynne Oliveira




Pular o café da manhã pode trazer riscos a saúde

Pesquisadores da Universidade Tel Aviv deram a 93 mulheres obesas, separadas em dois grupos, calorias a mais no café da manhã e no jantar. Grupo 1. Consumiu 700 calorias no café da manhã, 500 no almoço e 200 no jantar. Grupo 2. Consumiu 200 calorias no café da manhã, 500 no almoço e 700 no jantar. Os grupos foram acompanhados por cerca de 12 semanas, mantendo este mesmo tipo de alimentação, com 1400 calorias diárias. 

Segundo os pesquisadores o impacto da alimentação na saúde não está ligada somente ao que comemos, mais sim, quando comemos. Após o período observando os grupos, eles descobriram diferentes benefícios, principalmente no grupo que consumiu mais calorias no café da manhã, que obteve níveis de Grelila (hormônio ligado ao apetite), bem baixo do nível considerado normal. 

Este tipo de alimentação ajuda no tratamento da obesidade e a promover um estilo de vida saudável. Vale ressaltar que o estilo de vida dos brasileiros é bem diferente, onde não se valoriza o café da manhã, afinal dá trabalho acordar mais cedo. Ao final da pesquisa em Tel Aviv, as mulheres do grupo 1 apresentou queda significativa nos níveis de insulina, glicose e triglicérides do que o grupo 2. Conclui-se então que ao comer alimentos certos nas horas erradas pode não só retardar a perda de peso, mas também pode prejudicar a saúde.

Anote os benefícios de tomar café da manhã: - Ajuda aumentar a energia corporal; - Melhora o desempenho físico; -Aumenta a sensação de saciedade; -Previne a hipertensão e a obesidade.


Hélen Gerrar

Um comentário:

  1. Cadê as fotos?
    Por que uma notícia de doença no item "Alimentação"?
    Preciso conversar com esta equipe amanhã, no final da aula, portanto não saiam mais cedo.

    ResponderExcluir